O Ministério da Educação assinou um despacho ministerial autorizando o curso de medicina da Faculdade Santa Maria – FSM, da cidade de Cajazeiras. A expectativa, segundo o professor Ângelo Roncalli, é que seja divulgado no Diário Oficial da União nos próximos três meses.
Ao todo será permitida para a instituição abertura de 60 vagas anuais para o curso de medicina. Ainda não tem data marcada para o vestibular e início do curso, mas a expectativa é que as primeiras 30 vagas sejam disponibilizadas já no primeiro semestre de 2011. A Faculdade Santa Maria também ganhou o reconhecimento do curso de Fisioterapia.
Com a permissão para funcionamento do curso, esta já é a segunda instituição de ensino superior de Cajazeiras com curso de medicina. Atualmente a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já oferece o ensino para formar médicos.
A grande preocupação do MEC não é a quantidade de cursos no Brasil, mas a qualidade deles, pois ainda existe muito espaço para expandir o ensino superior no país.