O município de Sousa vai sediar o I Festival do Petróleo da Bacia do Rio do Peixe, de 12 a 14 do próximo mês, com a presença de especialistas no setor petrolífero de diversas partes do mundo. Por iniciativa do ex-prefeito, advogado e empresário Salomão Gadelha, o evento será realizado pela Rádio Líder FM, com apoio da União Nordestina de Prefeitos (UNEP) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A intenção dos organizadores é fazer com que empresários e moradores da região possam discutir as melhores formas de aproveitamento do ciclo do petróleo que deve começar a jorrar nos próximos anos. O Festival será desenvolvido através de palestras e minicursos sobre extração, processamento e distribuição do petróleo, além de shows musicais em frente ao Cotton Shopping Center, no Centro de Sousa.
Os cursos e as palestras do Festival serão ministradas por especialistas em diversas áreas que integrem a ANP e as empresas exploradoras do petróleo no Estado, como Petrobras e o consórcio Lábrea/Cowan.
Haverá ainda espaço para homenagens a personalidades que contribuíram para a exploração de petróleo na Paraíba, a exemplo do senador Roberto Cavalcanti e do ex-senador Ney Suassuna.
Segundo Salomão Gadelha, os paraibanos não podem esperar que o petróleo torne a todos ricos da noite para o dia. Ele explica que cada um precisa perceber como se encaixar na nova realidade de desenvolvimento para a Bacia do Rio do Peixe e usufruir da riqueza que será movimentada através da extração do óleo mineral.
Assessoria