Pelo menos dez ônibus com cortadores de cana desembarcaram em São José de Piranhas nesse fim de semana. Centenas de trabalhadores chegaram à cidade na quinta, sexta e sábado (25, 26 e 27) para junto da família depois de quase oito meses de jornada no interior do Estado de São Paulo.
– É um trabalho pesado e só vai quem precisa, porque a gente sabe que aqui é difícil conseguir emprego, mas vale a pena, afirma J.E.S que chegou na sexta-feira, cuja família reside na região de Boa Vista, na zona rural do município.
A expectativa é que esta semana mais cortadores de cana que trabalham na colheita no sudeste do País retornem à sua terra natal, não só de São José de Piranhas, mas de dezenas de municípios do Alto Sertão da Paraíba.
Mudança no visual – grande parte dessa rapaziada aproveita a temporada para pintar o cabelo de loiro, colocar brinco e arriscar num visual mais sugestivo com roupas atípicas para o calor, mas que tem todo um sentido tradicional que o torna elegante. A cidade também ganha um novo impulso na economia e na movimentação.