O Presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, disse, durante abertura oficial do Encontro Nordestino de Mulheres para o Desenvolvimento Social e Econômico, que a entidade objetiva unir as primeiras damas dos Municípios em prol do desenvolvimento social. Ele enalteceu o trabalho das mulheres que estão conseguindo ocupar cargos importantes, considerando que antes isso era impossível. Segundo ele, os prefeitos se encontram impotentes diante da crise e a criação da associação das primeiras-damas do Estado da Paraíba, a exemplo da que existe no Ceará, servirá “para que as mulheres unidas possam trazer recursos, canalizar e implementar políticas públicas sociais nos municípios”.
O Encontro foi aberto oficialmente nesta terça-feira (29), no Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, com um excelente público, inclusive caravana do Ceará. Durante a solenidade, a UBAM homenageou as Mulheres, representadas pela primeira-dama do Estado da Paraíba, Pâmela Bório e pela presidente da Associação Para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), a Médica Célia Costa Lima.oi homenageada com a entrega de um ramalhete, ao lado das demais integrantes da comissão técnica do evento.
“Estamos fechando o mês das mulheres com chave de ouro, realizando um evento que visa discutir não só as questões sociais, mas as questões econômicas e o papel da mulher moderna na sociedade”, comentou Pâmela Bório, adiantando que no último dia do encontro será eleita a comissão e a presidente da associação, a qual preferiu não denominar de primeiras-damas dos municípios, mas para o desenvolvimento dos municípios da Paraíba.
Já a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, disse que, desde o início, participa da movimentação do encontro e da criação da associação e destacou o papel da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, na organização do encontro, bem como das ações do Governo Ricardo Coutinho, “que tem dado todo apoio e comprometimento com a mulher paraibana”.
O Encontro Nordestino de Mulheres para o Desenvolvimento Social e Econômico é uma realização da UBAM, com o objetivo também de debater o papel da mulher no contexto social e econômico do país, tomando por base os importantes segmentos dirigidos pela mulher, a exemplo da Presidência da República, do Supremo Tribunal Federal e à frente de centenas de prefeituras, no Congresso Nacional e em grandes empresas.
Da Secom com a Redação