Pelo menos 700 trabalhadores braçais de várias cidades da microrregião de Cajazeiras deixaram sua terra natal, nesta sexta-feira (1º), rumo ao interior de São Paulo para trabalhar no corte da cana-de-açúcar nas usinas paulistas.
Durante todo o dia centenas de contadores de cana se dirigiram para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras para realização dos exames médicos necessários antes do embarque. Muitos chegaram cedo ao local para garantir vaga.
Foi o caso de Pedro Leite, 26, que já viajou oito anos para trabalhar no ‘pesado’ na colheita da cana. “Eu sei que é puxado, mas como não tenho emprego aqui me vejo na obrigação de ir para ganhar meu sustento”, contou o viajante ao Radar Sertanejo.
Estima-se que até o próximo dia 18 de abril 4.000 mil pessoas viagem para São Paulo. Já está marcada a saída de dezenas de ônibus para os dias 10, 14 e 18 deste mês.
Os municípios de onde saem mais gente, segundo os ‘turmeiros’ são as seguintes: São José de Piranhas, Cajazeiras, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, Serra Grande, São José de Caiana e Cachoeira dos Índios.