Aconteceu bem antes do que se possa imaginar. O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, e o governador Ricardo Coutinho, definitivamente, estão em guerra.
Nessa terça-feira (26), Veneziano fez questão de tornar pública a disputa. Concedeu entrevista coletiva questionando os dados divulgados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) na quarta-feira passada, quando da audiência entre ambos.
Os números apresentados por Ricardo apontam que a prefeitura de Campina Grande não tem cumprido com alguns índices sociais, a exemplo do nível de escolaridade e da realização de exames médicos.
Veneziano apresentou dados divergentes. E declarou que Ricardo “manipulou números”, seja por desconhecimento ou por motivação política. Ele saiu contrariado da audiência com Ricardo. Vai demorar pra ter outra.
De sua parte, Ricardo já respondeu à coletiva de Veneziano.
Pegou pesado. Disse que Veneziano inventa crise artificial para esconder a atual situação de Campina Grande. Aliás, foi além e disse que a gestão em Campina está abaixo de gestão em João Pessoa.
Lembrou que é o governo apenas espera uma contrapartida social de Campina para assegurar os investimentos solicitados pelo prefeito. Vai fazer isso em outros municípios. “Quando o gestor público vê um dado ruim precisa superá-lo. Evidentemente os dados não são bons pelo fato da administração de Campina tem uma produção inferior ao pior município da grande João Pessoa de acordo com o Pacto da Saúde.”.
Ricardo ressaltou que não está dizendo isso por dizer, mas para ajudar o prefeito a superar esses indicadores na saúde e educação e trazer mais qualidade de vida para a população. “Quero melhorar a qualidade de vida da população, até para que possa cobrar melhor dos seus governantes. Mas para isso é preciso sair do palanque que a eleição acabou. Não se pode criar crises artificiais para encobrir fragilidades administrativas”, resumiu.
Luíz Torres