Empresários do Alto Sertão, radicados em outras regiões do país, largam tudo lá fora e começam a voltar para suas cidades de origem em busca de votos para administrar as prefeituras de seus municípios.
Fadados pela vida atormentada e agitada pelos empreendimentos particulares, eles querem uma vida mais folgada, com maior luxo, mordomias e regalias que só os cargos públicos proporcionam.
Sem espaço na situação, muitos desses empresários estão investindo em suas cidades no intuito de reforçar suas imagens junto à população. Duas cidades do Alto Sertão são exemplos do caso.
Em Carrapateira, o empresário Naldo é um dos pré-candidatos ao cargo de prefeito pela oposição, lá ele investiu no ramo de confecção, inclusive implantou fábrica na cidade e gera alguns empregos para moradores.
Em Bonito de Santa Fé, o empresário Zé Neto investe no ramo de prestação de serviços, a exemplo da aquisição de uma rádio comunitária, além de atividades relacionadas ao associativismo através de uma fundação comunitária, dentre outras.