O algodão colorido paraibano invade a tela global na próxima novela das nove, Fina Estampa, prevista para estrear no dia 22 de agosto.
De acordo com a emissora, a personagem Maria Amália, interpretada pela atriz Sophie Charlotte, vestirá um figurino que reflita suas preocupações ecológicas e sua defesa pela sustentabilidade. Esse perfil justifica a escolha de um tecido de tingimento 100% natural como o algodão colorido.
Na trama escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maya, ela é a filha caçula e romântica de Griselda da Silva Pereira (Lília Cabral), protagonista do enredo. Seu perfil é de uma pessoa muito responsável e equilibrada, que ganha a vida vendendo cosméticos naturais.
A produção do algodão
Mais de metade do algodão colorido produzido no estado é cultivado por agricultores no Sertão da Paraíba.
Grande parte da produção se concentra nos municípios de São José de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Cachoeira dos Índios.
O polo desse consórcio fica no município de São José de Piranhas, lá toda a safra desses quatro municípios é beneficiada em máquinas pertencentes à Associação de Desenvolvimento Comunitário do sítio Lagoa de Dentro e depois transportada até COOPNATURAL em campina Grande.