Paraíba

Ricardo admite ‘importar’ médicos Cubanos

O Governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), admitiu na tarde desta terça-feira (20) que é possível a Paraíba ter médicos brasileiros formados em Cuba em seus quadros. A entrevista foi dada diretamente de Havana, capital cubana, ao programa radiofônico Correio Debate, da rede Correio Sat.

- PUBLICIDADE -

Segundo Coutinho, existem 700 estudantes brasileiros estudando no país e 400 já formados. "Queremos disponibilizar para a população serviços de qualidade. Os médicos que se formam aqui em Cuba estudam cinco anos e o curso é reconhecido como um dos melhores em qualquer país do mundo. Podemos contratar, sim, esses profissionais. Mas não levarei nenhum médico, porque eles já estão no Brasil." disse.

Ricardo também lembrou que o estado nordestino do Ceará já contrata profissionais formados no país caribenho. "O governador Ciro Gomes, do Ceará, já contrata esses profissionais. Temos que seguir o exemplo."

O Governador falou também sobre a ida do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à Ilha. "O ministro Padilha chega na próxima quinta-feira aqui em Cuba. É um desejo dele também que essa proposta de 'pactuação' seja firmada." informou.

"João Pessoa, Campina Grande, Guarabira… essas grandes cidades do nosso estado não tem pediatras suficientes para atender a população e nós temos que ajudar também esses brasileiros que vieram à Cuba se formar gratuitamente." concluiu.

Agora, o governador tenta validar os registros profissionais dos cubanos, viabilizando assim a atuação dos médicos.

Portal Correio

Deixe uma resposta