Paraíba

Sertão ganhará centro para tratamento do câncer

A equipe técnica do INCA – Instituto Nacional do Câncer composta por Leandro Barreto, Renata Pereira, Antônio Bertholasce e Mônica Salgado, está na cidade de Patos para apresentar o Programa Expande, que trata da instalação de unidades de assistência oncológica, especificamente para explanar todos os procedimentos necessários para a instalação da Unacom – Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia desta cidade. Outro motivo foi conhecer a realidade do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, que serviços oferece, seu plano de trabalho e que adaptações precisa para receber e oferecer serviços de qualidade de oncologia aos pacientes com câncer.

- PUBLICIDADE -

O técnico Leandro Barreto falou sobre a motivação e gestão do projeto, da missão do INCA e apresentou algumas estatísticas sobre a incidência de câncer na Paraíba e região de Patos. Na Paraíba, segundo levantamentos do Instituto, foram registrados 3.840 novos casos de câncer em 2010, do total 387 em Patos. Hoje serviços de quimioterapia e radioterapia se resumem a João Pessoa e Campina Grande. Os pacientes do Sertão enfrentam, além do doloroso tratamento, angústia pela longa distância dos centros de oncologia.

Em sua apresentação para profissionais de saúde, diretores hospitalares, gestor de saúde municipal, imprensa, falou também da estrutura necessária para os serviços de alta complexidade em oncologia, dentre elas as cirurgias oncológicas, oncologia clínica, estrutura física apropriada, um arquivo médico de prontuário único para facilitar atenção aos usuários, dentre muitos outros pontos essenciais para o funcionamento da Unacom.
 

Deixe uma resposta