O ritmo da violência nos municípios do Sertão paraibano vem crescendo assustadoramente. Cidades que até pouco anos eram consideradas tranquilas hoje vivem o drama da criminalidade, que não mais se restringe apenas as capitais e grandes cidades.
É o caso de Sousa, Cajazeiras e Patos. Nesta última, só em 2011, já foram registrados 52 homicídios. Na terra do Vale dos Dinossauros o índice de violência vem crescendo numa velocidade assustadora e em quase todos os municípios é possível constatar o aumento da violência.
E ainda precisam ser incluídas outras práticas que não são levadas muito em conta como furtos, assaltos e a própria violência no trânsito. Outro fato curioso, mas comum, é o tráfico de drogas atualmente presente em todas as pequenas cidades do interior.
O levantamento informal feito pelo Radar Sertanejo chegou à conclusão que até mesmo jovens das comunidades rurais já estão entrando no mundo das drogas. Uma triste realidade que precisa ser encarada com mais seriedade pelas autoridades e toda sociedade.