A maior barragem do projeto de integração das bacias hidrográficas do Rio São Francisco será construída no lote sete, na região de São José de Piranhas, no Sertão do Estado. A barragem de Boa Vista terá uma capacidade de 200 milhões de metros cúbicos de água e será o primeiro manancial no Estado a receber as águas do “velho Chico”.
O local onde será construído o manancial já foi desapropriado, mas as obras não tiveram inicio, porque faziam parte do lote que teve as atividades interrompidas. Próximo a barragem Boa Vista, também será construída uma barragem com capacidade para seis milhões de metros cúbicos.
Delas, as águas do Rio São Francisco correrão pelo Rio Piranhas com destino ao reservatório de Engenheiros Ávidos. “Ela é maior barragem de todo o projeto da transposição e será iniciada assim que a licitação das empresas do lote sejam resolvidas. A área já foi desapropriada e a barragem de Boa Vista terá um papel muito importante para a integração do Rio São Francisco”, explicou o engenheiro Fernando Carlos.
JCP