O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC/PB) afirmou, em entrevista ao Programa Palavra Aberta, da TV Câmara, que as obras de transposição de águas do rio São Francisco são essenciais para garantir a oferta de água, até 2025, para 12 milhões de habitantes dos municípios do Agreste e do Sertão nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Leonardo ressaltou a importância da transposição para a população dos Estados do Nordeste setentrional, que, conforme salientou, sofrem com grandes períodos de estiagem e seca. Com a conclusão do projeto, esses Estados serão beneficiados com barragens e açudes que irão garantir o abastecimento d’água para toda a população nordestina.
“As obras do Eixo Norte causam preocupação aos nordestinos setentrionais, pois apenas 46% foram executadas devido aos cortes orçamentários e aos atrasos e paralisações em vários canteiros. Precisamos buscar a retomada dos recursos federais para garantirmos a continuação das obras e a sua entrega, no final do Governo Dilma”, comentou.
A transposição de águas do rio São Francisco faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. O projeto prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (Norte e Leste) ao longo do território dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte para o desvio das águas do rio.
Ao longo do caminho, segundo observou o deputado Leonardo Gadelha, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água para irrigar a região Nordeste e semi-árida do Brasil.