A secretaria de Educação da Paraíba incluiu pelo menos 28 escolas no processo de reordenamento da rede estadual de ensino nos municípios que compreendem a 9ª Gerência Regional de Educação, com sede em Cajazeiras. Deste total, São José de Piranhas é o município mais afetado com sete escolas remanejadas.
Devido ao processo de reordenamento, dezenas de turmas de alunos estão sendo extintas, já que os discentes terão que ir estudar noutra escola mais próxima e algumas unidades escolares estão sendo fechadas totalmente. É o caso da Escola Francisco Leite da Silva que funciona há 30 anos no município de São José de Piranhas e agora ficará de portões fechados com o reordenamento.
Conforme esclarecimentos feitos ao Radar Sertanejo pela coordenação da 9ª Gerência de Educação, o reordenamento teve início ainda no ano passado, com equipes percorrendo escolas e observando as condições físicas e o funcionamento das unidades escolares. Em alguns casos foram constatados problemas de infraestrutura, escolas com 15 alunos e salas de aulas funcionando com turmas multiseriadas, gerando baixo rendimento e prejuízo ao Estado. Para o Governo do Estado, o reordenamento é uma ação que faz parte do Plano Estadual de Educação desde 2006, e só agora está sendo colocada em prática na Paraíba.
Mesmo assim, muitos pais de alunos alegam que algumas escolas não deveriam ser fechadas. “Eu jamais queria que essa escola fechasse. Eu não concordo por que essa escola faz parte da minha vida”, desabafou a senhora Maria Damiana da Silva (vídeo), que já foi aluna da Escola Francisco Leite da Silva e tinha filhos estudando nesse mesmo educandário há vários anos e agora as crianças terão que viajar de van ou camionete para o distrito mais próximo distante 5 quilômetros.
Veja vídeo
Em todo o Estado o governo determinou o reordenamento e 192 escolas estaduais até o momento.
Municípios com reordenamento na 9ª Gerência de Educação:
Cajazeiras – Quatro escolas
Cachoeira dos Índios – três escolas
São José de Piranhas – sete escolas
Triunfo – duas escolas
Poço de José de Moura – quatro escolas
Uiraúna – quatro escolas
São José de Piranhas (município mais afetado)
Escola Dondon Palitot, Antônio Filgueira, Ernane Aires Sátiro, Escola do Sítio Galante, Francisco Leite da Silva, João Batista Campos e Teodora Maria de Lira.
Ainda de acordo com informações da 9ª Gerência Regional de Educação os equipamentos utilizados nas escolas estaduais fechadas serão doados a escolas das prefeituras municipais.