O impacto causado pelo fechamento de mais de 190 escolas estaduais na Paraíba podem deixar centenas de alunos fora de salas de aula no ano letivo de 2012. A medida adotada pela Secretaria Estadual de Educação pegou de surpresa pais, alunos, professores e os municípios que não tiveram tempo de se estruturar para receber a demanda de estudantes em suas unidades de aprendizado.
Segundo apurou o Radar Sertanejo, algumas prefeituras do Alto Sertão estão tentando readaptar salas de aula para atender à imensa procura por matrículas de alunos remanescentes da rede estadual, mas, mesmo assim, alguns municípios estão sem condições de atender à demanda por falta de infraestrututa, haja vista, terem sidos pegos de surpresa com a medida do governo do estado. A ação do governo do estado já está causando inchaço nas escolas municipais.
Outro fato que contribui para deixar alunos da rede estadual sem estudar este ano é a distância que muitos terão que enfrentar para assistir às aulas. Com o ‘reordenamento’ escolar alguns alunos de municípios da microrregião de Cajazeiras terão que percorrer até 7 km em cima de caminhonetas arriscando suas próprias vidas para continuar seus estudos. Fato foi denunciado por pais de alunos na manhã desse sábado (21), ao portal Radar Sertanejo.
A decisão revolta não somente pais e alunos, mas também a classe docente do estado que já anunciou paralisação das atividades escolares para o mês de março.