Paraíba

Explosão de pedreira danifica casas no Sertão

Explosão danifica casas no Sertão da Paraíba (Foto: Divulgação/Bombeiros)Casas de um bairro no município de Cajazeiras, Sertão paraibano, tiveram partes de suas estruturas prejudicadas após uma série de explosões de dinamites em um terreno local na quarta-feira (7). De acordo com o 6º Batalhão da Polícia Militar, o objetivo da construtora responsável pelos trabalhos seria perfurar o solo rochoso para fazer alicerces de uma edificação. Agora, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil investigam se houve uso indevido de material explosivo e avaliam os danos causados aos imóveis da região.

- PUBLICIDADE -

A Polícia Militar foi chamada pelos moradores do bairro dos Remédios às 17h40. Depois de constatar que algumas casas estavam com paredes rachadas, os policiais convocaram o Corpo de Bombeiros, que iniciou as perícias dos imóveis. De acordo com o tenente Danilo Ramalho Leite, foi feito um reconhecimento da área e tiradas fotografias para a confecção de um relatório, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil.

"Entramos em pelo menos quatro casas cujos proprietários estavam presentes no momento de nossa chegada. Algumas tiveram paredes rachadas, outras apresentaram danos nos forros de gesso e em uma casa um projétil foi arremessado e transpassou uma porta durante o impacto da explosão. Outros imóveis podem ter sido atingidos, inclusive algumas casas que são do dono do terreno onde houve as explosões", explicou o bombeiro.

Conforme o boletim registrado pela Polícia Militar, o procedimento pode ter sido feito indevidamente, sem uma avaliação técnica especializada da quantidade de explosivos e as consequências dos efeitos causados pelo cálculo errado na detonação dos artefatos.

O tenente Leite, do Corpo de Bombeiros, explicou que a fiscalização do uso de material explosivo é feita pelo Exército. O batalhão vai encaminhar cópias do relatório ao Ministério Público e a Polícia Civil na tentativa de identificar os responsáveis pelos danos.


G1 PB

Deixe uma resposta