Um estudo realizado pela 9ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba revela quais são as principais causas de óbitos nos 15 municípios que compõem a microrregião polarizada por Cajazeiras.
De acordo com gerente regional de saúde, Maura Sobreira, a principal causa de morte na microrregião são os problemas cardiovasculares e ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Só em 2011 93 pessoas faleceram vítimas de infarto agudo do miocárdio.
A segunda causa que mais provoca mortes na microrregião de Cajazeiras é o câncer e as complicações decorrentes da doença, que aparecem com mais freqüência no pulmão, próstata e estômago.
Segundo o estudo, a terceira causa que mais mata pessoas são os acidentes de trânsito. De acordo com o levantamento, no ano passado pelo menos 39 pessoas morreram vítimas de acidentes. “Os índices são preocupantes e essa causa precisa ser levada à tona para reduzir os acidentes na região”, alertou Dra. Maura Sobreira.
Outro fator preocupante é a hipertensão arterial, muitas vezes associada ao stress, alimentação e falta de atividade física.
Iniciativa – Nesta quarta-feira (18) secretários de saúde dos municípios da região estiveram reunidos em uma oficina realizada no IFPB para discutirem sobre essa problemática com relação à urgência e emergência, além de traçarem metas preventivas para amenizar essa problemática.