O Dia do Trabalhador (1º de Maio) foi comemorado antecipadamente na Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã desta quinta-feira (26.04), com a realização de uma sessão especial, proposta pelos deputados petistas Anísio Maia e Frei Anastácio. Na ocasião, dezenas de trabalhadores ligados a vários entidades classistas ocuparam as galerias da Casa de Epitácio Pessoa, após terem percorrido ruas do Centro da Capital e realizado ato público na Praça João Pessoa.
A história da luta dos trabalhadores foi o tema abordado pelo deputado Anísio Maia, durante discurso de saudação a classe trabalhista. Anísio Maia ressaltou, em particular, a luta dos pescadores do Estado. “Os pescadores estão percorrendo ruas, ocupando praças e visitando esta Casa em busca de apoio da sociedade e dos deputados na luta que empreende junto ao Ministério do Trabalho e Emprego pela liberação do seguro-defeso da Lagosta”, ressaltou.
O deputado Frei Anástácio (PT) lembrou que os trabalhadores estão comemorando o denominado “Abril Vermelho” com uma manifestação pacífica, como forma de mostrar ao povo brasileiro a legitimidade da luta da classe. “O Poder Legislativo tem a obrigação de acolher os trabalhadores e hipotecar apoio a luta desse importante segmento da sociedade paraibana e brasileira, que busca melhor condições de trabalho e salário digno, além de uma justa e necessária reforma agrária ”, comentou.
O Dia 1º de Maio foi instituído há quase um 150 anos para marcar a luta pela redução da jornada de trabalho em todo o mundo, conforme ressalto o deputado Frei Anastácio, durante discurso feito em saudação aos trabalhadores. “Quero saudar o trabalhador brasileiro, que neste denominado ‘Abril Vermelho’ reafirma sua bandeira de luta”, declarou.
O presidente do Sindicato dos Bancários e membro da Central Única dos Trabalhadores, Marcus Henriques, disse que a manifestação dos trabalhadores é para reafirmar as bandeiras de luta. “Neste dia vinte e seis de abril, estamos nas ruas de João Pessoa para levar à população as bandeiras de luta da classe trabalhadora brasileira, como parte das comemorações do Dia Internacional dos Trabalhadores”, informou.