O desabafo tem sido feito pelo deputado Caio Roberto,após o retorno dos trabalhos na Assembleia, para espanto de seus colegas, que vinham acompanhando sua atuação sempre ao lado do Governo Ricardo Coutinho, desde o ano passado. Caio até sentava com a bancada de oposição, até porque seu partido, o PR, é de oposição, mas vinha votando favoravelmente todas as matérias de interesse do Governo.
Caio teria se magoado com as informações que circulam entre outros parlamentares, indicando que o governador RC vinha lhe fazendo críticas veladas (e também a Trócolli Júnior e Genival Matias), censurando sua insistente cobrança por empregos no Estado. A gota d’água, porém, alega o deputado, foi a licitação para compra de nove toneladas de frutos do mar, para abastecer as despensas da Granja Santana.
O deputado avisou que, a partir de agora, volta a integrar a bancada de oposição, e votará já contra a concessão do empréstimo de R$ 150 milhões para a Cagepa, “além de outras matérias que o Governo enviar a essa Casa”. Cairo tem se revelado “arrependido” de ter votado contra algumas categorias, como o Fisco, para atender a um apelo do governador: “Não voto mais com o Governo Ricardo Coutinho.”
Adiante, Caio emendou: “A palavra do governador Ricardo Coutinho é um risco n’água. Não vale nada. Não vale uma cibalena. Todos os compromissos firmados com os municípios da minha base foram desrespeitados. O governador demonstra mais uma vez insensibilidade com a classe política, sou apenas mais um.”
O líder do Governo, deputado Hervázio Bezerra, recebeu com incredulidade a decisão do parlamentar do PR, e espera que ele ainda possa reconsiderar. Nos últimos dias, o Governo tem contabilizado algumas baixas: Wilson Braga não esconde suas mágoas, Doda de Tião estaria se realinhando com o PMDB e Trócolli, que tem criticado a forma como foi deixado no meio do caminho na disputa pela Prefeitura de Cabedelo.
Os deputados Tião Gomes e Genival Matias até ensaiaram uma crise, sinalizando pelo afastamento da base governista, após anunciaram apoio à candidatura do senador Cícero Lucena, em João Pessoa, mas asseguram que seguem com o governador.
Blog do Helder Moura