Brasil

Ceará é o terceiro estado com mais pobreza

Apesar de apresentar uma melhora considerável no índice de redução da extrema pobreza entre 2006 e 2011, o Ceará ainda figura na terceira posição entre os estados com mais pessoas em situação de extrema pobreza, com 858,3 mil. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece).

- PUBLICIDADE -

O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia. Em 2006, 15% da população cearense, 1,2 milhão, estava na extrema pobreza. Já em 2011, o total caiu para 858,3 mil, o que fez com o Estado, apesar da melhora, permanecesse na terceira colocação do Brasil entre os que mais tem habitantes nesta situação crítica, com 10,4% do contigente populacional. A Bahia lidera com 1.363.184 pessoas vivendo nessas condições, seguido do Maranhão com 1.026.077.

A redução do Ceará nos números configura na maior redução verificada entre todos os estados brasileiros nesse período. Seguido do Ceará, vem os estados do Piauí, com uma redução de 297,5 mil pessoas e Bahia, com 278,1 mil.

De acordo com o Ipece, a redução da extrema pobreza verificada no Estado pode ser explicada, em parte, por um conjunto de fatores, dentre eles o crescimento do PIB do Ceará acima da média nacional.

Outro fator foi o processo de redução da desigualdade na distribuição dos rendimentos que vem ocorrendo na última década, chegando o Ceará a apresentar o nível mais baixo em 2011 nos últimos 30 anos.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta