O município de Jardim – distante 43 quilômetros de Juazeiro do Norte, foi atingido por uma forte chuva que caiu durante as últimas 12 horas. De acordo com a Secretaria de Agricultura, até às 10 horas de hoje (14), os pluviômetros marcavam 161 milímetros na zona urbana, e 181 na zona rural de Serra Olho D´agua e chapada do Araripe.
A maior chuva registrada no ano de 2013 assustou a população e causou vários estragos, principalmente na sede da cidade. As águas invadiram as casas e a Biblioteca Pública, veículos foram arrastados pela correnteza e o asfalto ficou bastante danificado.
Em tom de desespero, a moradora Ana Claudia diz não saber mais o que fazer. “Perdi tudo, até meus documentos a água levou. Agora é juntar forças e tentar recomeçar, não vai ser fácil, mas não tem outra saída. Só me resta rezar e pedi dias melhores à Deus”, desabafou com os olhos marejados de lágrimas.
A Prefeitura informou que três famílias ficaram desabrigadas, e serão realocadas para outras casas, inseridas no Programa Federal Aluguel Social.
Outras regiões atingidas
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, além de Jardim, outros 13 municípios tiveram precipitações. Maracanaú, no Litoral de Fortaleza, com 23,6 milímetros foi o segundo maior registro, seguido pela região caririense.
Em Juazeiro do Norte, o dia amanheceu nublado, entretanto, até o presente momento não foi registrado precipitações na cidade. A umidade relativa do ar encontra-se com 55 milímetros e a velocidade do vento na razão de 16 km/h.
André Costa
do Miséria