Deputado durante doze mandatos, vice-governador e governador mesmo que por pouco tempo o sertanejo, Zé Lacerda (PSD), dá sinais claros de que a vida ativa na política paraibana anda lhe fazendo falta.
O atual secretário de Articulações Políticas do Governo do Estado tem adotado, durante eventos do governo, um discurso com tom idêntico ao que sempre fez em seus embates de campanha por todos os recantos do Estado.
O “Velho Cacife” da política ainda não revelou, pelo menos publicamente, a vontade de disputar seu 13º mandato, mas alguns expertos que vivem de analisar o desenrolar da política, já dão como certa a candidatura de Lacerda rumo à Assembleia Legislativa em 2014. Os rumores vem agradando a velhos aliados fieis ao ex-deputado.
A falta de um representante forte na casa de Epitácio Pessoa, que defenda interesses dos sertanejos, está sendo visto como um forte mecanismo para a volta de Lacerda ao parlamento paraibano, onde ele esteve por quase meio século.
A saída de Zé Lacerda da política foi evidenciada pela vocação da filha dele,Raíssa Lacerda (PSD), que pretendia entrar na vida pública com a força e prestígio do pai. Raíssa já está no seu segundo mandato como vereadora de João Pessoa, mas o sonho de se tornar deputada não vingou, talvez pela falta de jogo de cintura que falta a ela.
Ciente de que a filha não decola na política estadual, Zé Lacerda deve voltar ao cenário político e disputar uma vaga para deputado no ano que vem. O quadro acirra ainda mais a disputa por votos no Alto Sertão que já tem, ao menos, cinco pré-candidatos que disputarão palmo a palmo os eleitores: são eles, José Aldemir, Fabiano Gomes, Jeová Campos, Vituriano de Abreu e agora Zé Lacerda Neto.