A cidade de São João do Rio do Peixe, Alto Sertão, está comemorando hoje (08) 132 anos de emancipação política. A programação do município começou nas primeiras horas da manhã com a alvorada festiva e o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.
Às 9h houve Missa em ação de graça pelos 132 anos do município na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Às 16h tarde esportiva – Partida de Futebol envolvendo as equipes: 13 (treze) de junho – RN X São João Esporte Club no estádio Munizão.
A programação será encerrada com o show do cantor Tom Oliveira às 22h em praça pública. A festa se completa ao som da banda Bondy mexer e Mazinho do Acordeom.
Além do prefeito Airton Pires, outras autoridades participam da festa de emancipação política do município de São João do Rio do Peixe nesta terça-feira.
HISTÓRIA DA CIDADE
No começo do século XVII, Luís Quaresma Dourado da Paraíba e a casa da Torre da Bahia adquiriram várias sesmarias na ribeira do rio do Peixe.
Em 1961, o capitão Mor Antônio José da Cunha, da Capitania de Pernambuco, conseguindo a amizade dos índios Incos pequenos, estabeleceu-se às margens do Rio do Peixe, com uma fazenda de criação a qual, segundo documento da época, reunia mais de 1,5 mil cabeças de gado.
Porém, até 1765 o local onde se ergue a cidade era uma fazenda de criação, pertencente ao capitão João Dantas Rothea, morador do distrito de Piancó.