As águas das obras de Transposição do Rio São Francisco chegarão ao Ceará em março de 2015, no reservatório do município de Jati, divisa com o estado de Pernambuco, garantiu a presidente Dilma Rousseff, em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (26) em cadeia às rádios FM 93 e FM Dom Bosco.
Participaram os jornalistas Evandro Nogueira, coordenador de jornalismo das rádios Verdinha 810 e FM 93, e Rodrigo Neto, da FM Dom Bosco.
A transposição está com 49% das obras concluídas e com 113 frentes de serviço em andamento, 7 mil trabalhadores e 2 mil máquinas. Até o fim deste ano, mais mil trabalhadores devem integrar as atividades no empreendimento, de acordo com Dilma Rousseff. Ela também afirma que o governo está investindo R$ 32 bilhões em barragens adutoras e açudes no Nordeste.
A presidente também ressaltou na entrevista que, para o combate à seca no Ceará, está sendo realizada, sob a coordenação do Exército Brasileiro, a “maior operação carro-pipa da história“, com 952 carros-pipa atendendo a 108 municípios cearenses. A chefe do executivo nacional também ressaltou que estão sendo construídas 106.400 cisternas de água para consumo humano e mais 5.100 para produção.
Dilma destacou a linha de crédito emergencial do Banco do Nordeste, concedida não só ao produtor e ao agricultor, mas a outras atividades produtivas. De acordo com ela, já foram concedidos R$ 577 milhões em crédito no Ceará.
Ela frisou também as doações feitas de cinco equipamentos para municípios em situação de emergência: “uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão caçamba, um caminhão pipa e uma pá carregadeira. Todos já receberam a retroescavadeira e a motoniveladora. Até o final de março, eles recebem o caminhão caçamba, o caminhão pipa e a pá carregadeira”, promete. Segundo ela, são contemplados pelas doações 179 municípios no Ceará.
Por: Verdinha