A busca por uma vaga no mercado de trabalho levou muita gente na cidade de Patos-PB a se inscrever em um curso de capacitação de uma empresa chamada Alternativa Cursos Profissionalizantes. Na inscrição os alunos foram informados que as aulas começariam no último dia 15 de julho, na Associação Comercial de Patos. Ao chegarem para assistir aula os inscritos, não encontraram os responsáveis pelo curso um homem chamado Bruno Ribeiro e daí perceberam que se tratava de um golpe e procuraram a polícia.
A empresa já estaria se instalando também na cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, o que fez com que a polícia conseguisse chegar ao responsável que foi preso em flagrante na última quinta-feira, 17 de julho. De acordo com o delegado da cidade de Itaporanga, onde Bruno Ribeiro, já havia feito 35 inscrições e depositado o dinheiro na conta pessoal dele.
A gente descobriu, depois de informação do dono do hotel onde estava hospedado, que ele iria embora na sexta-feira, ou seja, faria aqui o que fez em Patos, comentou o delegado de Itaporanga Glêberson Fernandes.
Bruno Ribeiro Duarte de 34 anos é de Uberlândia, Minas Gerais, ele foi ouvido na delegacia de Itaporanga e encaminhado para o presídio regional de Patos, onde vai responder pelo crime de estelionato. Ainda segundo a polícia civil de Itaporanga, Bruno Ribeiro estava acompanhado de outros dois homens que conseguiram fugir.
O delegado de Patos, Manoel Martins orienta que as pessoas prejudicadas que pagaram R$ 40,00 pela inscrição do curso procurem as delegacias de Patos ou Itaporanga para prestarem queixa e consequentemente fazer o boletim de ocorrência no horário de expediente normal para poder registrar o fato, já quem fez o pagamento através do cartão de crédito providenciar o mais rápido possível o cancelamento.