Mais de 2.200 educadores da rede estadual de educação participam, desta segunda-feira (21) até o próximo dia 31, da formação inicial da metodologia Liga Pela Paz. Ao todo, estão envolvidas 400 escolas de 139 municípios paraibanos das 14 gerências regionais de Educação.
A ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) foi lançada no dia 10 de junho, em João Pessoa, com o objetivo de preparar os educadores e alunos para reconhecer suas emoções e regulá-las, visando melhorar a convivência e reduzir a violência.
A metodologia trabalha o processo educativo, a educação emocional e social, buscando desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional entre os professores e alunos, de forma a evitar ou diminuir situações de estresse, ansiedade, consumo de álcool e drogas, depressão e violência. Trata-se, também, como uma estratégia de mobilização social para a criação de uma postura de paz na sociedade.
“A mobilização para educação emocional e social no Estado é de fundamental importância que todos nós gestores, educadores, alunos possamos ampliar nossa consciência para uma atitude não violenta e que sejamos agentes da construção da paz na escola, na família, na rua, no dia a dia”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.
Os educadores dos anos iniciais da rede estadual passarão por todas as etapas para o desenvolvimento da metodologia Liga Pela Paz neste ano de 2014, tais como: encontros de sensibilização, formação inicial, acompanhamento pedagógico, formação continuada e avaliação dos resultados. Além disso, o educador terá à sua disposição um material pedagógico adequado aos processos de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.
Segundo a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Aparecida Uchoa, outro aspecto relevante é o alinhamento da metodologia Liga Pela Paz com o Programa Primeiros Saberes da Infância, que estabelece diretrizes para uma educação de qualidade aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Trata-se do mesmo público de atuação da Liga Pela Paz, que, a partir das estratégias de educação emocional e social, será beneficiado diretamente com a melhoria da aprendizagem” explica Cida Uchoa.
Calendário da formação:
21/7:
– Sousa (educadores da 10ª e 13ª GREs) das 8h00 às 17h00, na Escola de Demonstração
– Mamanguape (educadores da 14ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Luiz Gonzaga Burity.
22/7:
– Cajazeiras (educadores da 9ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Cel. Joaquim Mattos (Escola do Rotary).
– Guarabira (educadores da 2ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Antenor Navarro.
23/7:
– Itaporanga (educadores da 7ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Padre Diniz.
– Alagoa Grande (educadores da 3ª GRE dos municípios circunvizinhos) das 8h00 às 17h00, na Escola de Demonstração, Centro de Treinamento e Formação de Professores.
24/7:
– Patos (educadores da 6ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Coriolando de Medeiros.
– Princesa Isabel (educadores da 11ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Iracema Marques.
– Campina Grande (educadores da 3ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola Nossa Senhora do Rosário.
25/7:
– Catolé do Rocha (educadores da 8ª GRE) das 8h00 às 17h00, na Escola João Suassuna.