O assistente social Tárcio Teixeira, candidato do PSOL ao Governo do Estado, divulgou na internet hoje de manhã um texto no qual comenta sua participação no debate realizado na semana passada pela TV Master com os postulantes ao Palácio da Redenção. Tárcio admite ter ficado ansioso, mas aproveita para criticar seus principais adversários: Ricardo Coutinho (PSB), Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital Filho (PMDB).
"Não vivo da política. Para mim ela não é profissão. Sou Assistente Social, militante da esquerda brasileira e sou um ser político. Impossível dizer que eu não estava ansioso com o primeiro debate; eu estava com muita vontade de perguntar aos três representantes dos últimos governos da Paraíba; perguntar aos responsáveis pela situação caótica do nosso estado na saúde, segurança e educação. A crítica sobre minha ansiedade eu aceito, e digo mais, estou ansioso para que eles não façam nos próximos debates o mesmo que fizeram nesse primeiro, quando Cássio, Vital e Ricardo, se fecharam entre eles com medo de debater com nossa candidatura, só perguntando quando não mais restava outra opção".
Confira o complemento do texto de Tárcio Teixeira:
Minha ansiedade e trato com o cronômetro é de se entender, mas ao observar o debate e perceber o quanto tensos, trêmulos e perdidos estavam dois Senadores e um Governador, fui ficando mais tranqüilo; não por acaso as boas respostas com conteúdo e firmeza diante dos que governaram a Paraíba nos últimos anos.
Felizmente foi possível comentar a resposta de Cássio aos twitteiros; não perdi a oportunidade de dizer que as críticas dele ao Governo Ricardo mais pareciam confissões, já que fez o Governo até 2014. Ainda foi possível perguntar para Vital, ele não teve a mínima condição de mentir sobre sua responsabilidade com a redução dos recursos para Educação Pública ao modificar o Plano Nacional de Educação vindo da Câmara dos Deputados e reduzir o que seriam os 10% do PIB para Educação Pública.
O “futuro ex-governador” da Paraíba, como optei por definir o candidato Ricardo no debate, não escapou ao nosso conteúdo e nossa firmeza na defesa dos Servidores Públicos; estivemos envolvidos no momento mais polêmicos do debate, quando respondi ao candidato Radical sobre Financiamento de Campanha e denunciei (na mesma oportunidade) a falta de diálogo e os ataques do candidato Ricardo aos Servidores Públicos; momento no qual mantive um bom diálogo com o Fórum dos Servidores Públicos e meus/minhas colegas de profissão.
A nossa ansiedade e controle do cronômetro, apesar de muito bem para uma primeira experiência, é possível de ser aprimorada; já o fato de Ricardo, Cássio e Vital, representarem o continuísmo e a velha política na Paraíba, isso não é possível de mudar. Espero ao menos que no próximo debate não fiquem os três em uma panelinha nos moldes dos últimos governos da Paraíba e debatam também comigo, estou pronto.
Tárcio Teixeira – Candidato ao Governo da Paraíba pelo PSOL – 50