A cidade de Santa Helena (PB) poderá enfrentar mudança no cenário administrativo nos próximos dias, em função de uma investigação feita do Ministério Público. Nos próximos dias o juiz da 37ª Zona Eleitoral de São João do Rio do Peixe deve julgar a Ação de Investigação Eleitora (AIJE).
A ação foi encaminhada ao MP por representante da coligação “Por uma Santa Helena Melhor”, que teve como candidata a prefeita, Corrinha Félix. A coligação alega que houve abuso de poder na disputa eleitoral de 2012, o que teria desequilibrado a última disputa eleitoral. Como exemplo, a coligação alega que o atual prefeito, Emanoel Messias teria usado a máquina pública em benefício próprio pra se eleger nas últimas eleições.
Outra mudança
Além da mudança administrativa que pode acontecer em Santa Hela, outyra mudança também pode ocorrer na AMASP (Associação dos Municípios do Alto Sertão da Paraíba). A entidade deve se reunir nesta terça-feira (19), com objetivo de discutir se a entidade vai realizar novas eleições para eleger o presidente já que a presidente atual, a prefeita de Monte Horebe Claudia Dias foi afastada do cargo pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e o prefeito de Santa Helena que deve assumir o cargo[de forma interina] também enfrenta problema com justiça.
Eleições
No pleito realizado no dia 7 de outubro de 2012, Emanoel Messias foi eleito prefeito de Santa Helena com 2.304 votos (51,10%) contra 2.205 votos (48,90%) obtidos pela 2ª colocada Corrinha Félix.
De acordo com os advogados de defesa de Corrinha “a diferença entre o candidato vencedor e o candidato que ficou em segundo lugar foi de apenas 99 votos. Ocorre que os representados cometeram abusos de poder durante a campanha que foram capazes de influenciar a vontade do eleitor, desequilibrando o pleito eleitoral”.
A reportagem do Radar Sertanejo tentou entrar em contato com Emanoel Messias mas, o telefone dele estava em caixa postal.