Dados levantados pelo Radar Sertanejo mostram que as máquinas que trabalham no lote 14 da transposição do Rio São Francisco, na região de Mauriti-CE, consomem pelo menos 220 mil litros de óleo diesel por semana, o equivalente a 880 mil por mês. Todo o combustível é fornecido pelas empresas Shell e Ipiranga provenientes de filiais das empresas em Recife-PE.
Ao menos cinco carretas e cinco motoristas se revezam para garantir o fornecimento de óleo diesel para a manutenção da frota de máquinas pesadas a serviço do trecho da obra.
Desenvolvimento
A obra tem sido fundamental para o processo de desenvolvimento que o município vem atravessando nos últimos anos. O mercado imobiliário cresceu de forma impressionante por conta dos empregos gerados pelo Projeto de Transposição. Hoje não existem residências disponíveis para aluguel em Mauriti devido à existência de inúmeros contratos entre os proprietários de imóveis e a maior parte dos operários que atuam nessa obra. O número de construções habitacionais também cresceu muito nos últimos anos. E, houve, ainda, o surgimento de muitas empresas atuantes nos mais diversos setores da economia, que se instalarem em Mauriti por conta do trabalho que está sendo desenvolvido.