Os pais que tem alunos em escolas privadas preparem o bolso porque o reajuste da mensalidade para 2015 chegará a 12%, quase o dobro da inflação. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado da Paraíba (Sinepe-PB), Odésio Medeiros, afirmou que o índice médio de aumento nas mais de 700 escolas particulares da Paraíba deverá ultrapassar 10%.
O percentual do aumento das mensalidades deverá ser fechado até o final do ano, mas a projeção de Odésio Medeiros está relacionada às despesas das escolas com alguns insumos, como custo com pessoal e energia elétrica, reajustada em agosto em 21%.
Para aqueles pais com adolescentes na escola, por exemplo, o aumento é mais visível: se antes a mensalidade custava R$ 250 em 2014, com uma variável de 12%, o valor dispara para R$ 280.
No entanto, é preciso que os pais de alunos estejam atentos a alguns detalhes para não serem vítimas de aumentos abusivos. Uma lei federal determina que as escolas coloquem, num local visível, uma planilha de custos com os cálculos que justifiquem o reajuste, 45 dias antes do prazo final de matricula.
Outra dúvida recorrente dos pais é quanto a renovação da matrícula. Alunos adimplentes têm a matricula para o ano seguinte garantida, sem que seja preciso o pagamento de taxa de reserva.