Um total de 120 famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na madrugada desta terça-feira (20) uma fazenda no município de Ouro Velho, na microregião do Cariri Ocidental, na Paraíba. Segundo Augusto Berlarmino, um dos organizadores do movimento, a propriedade ocupada é uma terra improdutiva e as famílias solicitam a sua desapropriação.
Augusto contou que a propriedade onde as famílias estão acampadas tem um total de 1.800 hectares e já pertenceu ao ex-governador Antônio Mariz, que morreu em 1995. No local, barracas já foram montadas e o grupo está a espera de ter a possibilidade de trabalhar na terra, produzindo para o comércio local e regional.
Após o início da ocupação, um diálogo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra-PB) foi iniciado. “Conversamos com o superintendente do Incra. Ele ficou de entrar em contato com a proprietária atual da fazenda para saber se há interesse de venda. Caso não haja, poderá ser iniciado o processo de desapropriação”, explicou Augusto.
Na terça-feira (27), haverá uma audiência na sede do Incra estadual, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Na ocasião, segundo augusto, a proprietária da fazenda será convidada para estar presente.
O G1 fez contato com o ouvidor agrário do Incra da Paraíba Wilson Chaves, mas as ligações não foram atendidas.
Do G1 PB