As fortes chuvas que atingiram o Cariri paraibano nos últimos dias não devem se repetir neste final de semana. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) para sábado (7) e domingo (8) é de tempo nublado na região.
De acordo com a meteorologista da Aesa, Carmem Becker, o sol deve prevalecer durante o dia, mas chuvas de menor intensidade podem ocorrer. “A alta concentração de umidade presente no ar e o calor que provocou a forte chuva em Taperoá enfraqueceu, mas deve voltar de forma mais frequente a partir de março. Porém isso não quer dizer que não teremos nenhuma precipitação até lá. Já neste final de semana podemos ter chuvas isoladas”, destacou.
A meteorologista Marle Bandeira acrescentou que o clima poderá ser quente e abafado neste fim de semana no Sertão e no Cariri. “Houve redução na nebulosidade em todo o Estado devido ao enfraquecimento do sistema meteorológico que vinha atuando ultimamente”, esclareceu. “Porém, a combinação entre calor e alto teor de umidade presente no ar deixará o tempo quente e abafado. Há possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas do Sertão, Alto Sertão e Cariri para as próximas 48 horas”, acrescentou.
Marle informou também que o tempo deverá ser semelhante no restante do Estado. “Nas demais regiões do Agreste, Brejo e Litoral, poderá ocorrer chuvas ocasionais”, afirmou. Ainda de acordo com a meteorologista, as chuvas isoladas no Agreste, Brejo e Litoral podem ocorrer a qualquer hora. Porém, no Sertão, Alto Sertão e Cariri, as precipitações têm maior possibilidade de acontecer no fim da tarde e início da noite.
Temporal – Entre a tarde de quarta-feira (4) e a manhã de quinta-feira (5) choveu 138,5 milímetros em Taperoá, a maior pluviometria registrada em menos de 24 horas nos últimos 21 anos na cidade. A média histórica em fevereiro é de 83 milímetros, mas somente nos cinco primeiros dias do mês foram registrados 152,5 milímetros no município.