Os 167 médicos selecionados para 59 municípios paraibanos, dentro do programa Mais Médicos devem se apresentar às Secretarias Municipais de Saúde até esta sexta-feira (20), com a documentação exigida pelo Programa. O prazo para apresentação ocorreu entre os dias 11, 12, 13, 19 e 20 de fevereiro. Caso não compareçam neste prazo, perderão a vaga que ficará disponível na segunda chamada de seleção de médicos.
De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a prioridade do Mais Médicos é para os profissionais brasileiros. Após este prazo, que se encerra nesta sexta-feira (20), serão realizadas mais duas chamadas: a segunda, nos dias 26 e 27 de fevereiro e a terceira, no período de 23 a 27 de março. Caso permaneçam vagas, serão abertas novas inscrições, de 10 a 20 de abril, para os profissionais brasileiros formados fora do Brasil. Persistindo as vagas, serão abertas inscrições, de 5 a 15 de maio, para estrangeiros formados no exterior.
Os profissionais devem se apresentar nos municípios portando documento oficial com foto, que comprove sua naturalidade (estado/município); a cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso e cópia do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina ou declaração de que apresentará o documento até o dia do início das atividades.
Atualmente, 137 municípios paraibanos contam com 408 profissionais, em unidades básicas de saúde, sendo 301 do Mais Médicos e 107 do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que está sendo incorporado ao Mais Médicos. Na Paraíba, dos 152 profissionais do Provab, 45 já migraram para o Mais Médicos.