Paraíba

Governo tenta incluir Cajazeiras na malha aeroviária

portoO governador Ricardo Coutinho manteve várias audiências nessa quarta-feira (18), em Brasília, solicitando a liberação de recursos para diversos projetos no Estado, entre os quais a reforma do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, e a inclusão da cidade de Cajazeiras na malha aeroviária. Outros investimentos como a conclusão do Centro de Convenções e o Terminal Pesqueiro de Cabedelo, localizado na Região Metropolitana da Capital, também foram discutidos.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, que acompanhou o governador Ricardo Coutinho nas audiências, os recursos para a reforma do Aeroporto Castro Pinto já estão disponíveis, aguardando apenas autorização do Ministério da Fazenda. “O projeto prevê a construção de uma nova torre, reforma da área de embarque e desembarque, a substituição das esteiras e a implantação do sistema de Elo, para dar mais segurança e conforto aos passageiros com alguma dificuldade de locomoção”, afirmou.

O ELO é um sistema de conectores climatizados projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, inclusive os deficientes ou com mobilidade reduzida, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.

Ainda de acordo com João Azevedo, o total de recursos destinados à ampliação e reforma do aeroporto é da ordem de R$ 60 milhões. “É um projeto que já se encontra concluído e o mais importante: já está com recursos garantidos. Em questão de dias, poderemos contar com esses recursos para começarmos esse projeto, que vai incrementar não apenas o turismo, assim como a economia”, pontuou, adiantando que a inclusão da cidade de Cajazeiras na malha aeroviária também foi discutida. “Essa região da Paraíba vai ser beneficiada com voos regulares e será incluída na aviação regional, dando oportunidade ainda mais de desenvolvimento”, completou.

O governador Ricardo Coutinho também manteve audiência com a presidente da Caixa Econômica Federal, Mírian Belchior. O objetivo do encontro foi a reorientação de recursos de empréstimo para investimentos em diversas obras do Estado.

Centro de Convenções – Em audiência com o ministro do Turismo, Vinícius Lajes, um dos pontos abordados foram investimentos para a conclusão do Centro de Convenções de João Pessoa. “Podemos dizer que foi algo também extremamente positivo, já que houve o comprometimento do ministro em atender a essa solicitação. Foi uma agenda extensa, com audiências com o Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, com representantes da Infraero, com o Turismo, mas com certeza trará frutos concretos para o nosso Estado”, ressaltou João Azevedo. “Além disso, outros contatos foram feitos, a exemplo do Ministério da Integração. Com o orçamento do Ministério aprovado, isso vai permitir que demos continuação às obras que estão em andamento no Estado”, acrescentou.

Terminal Pesqueiro – Outro ponto enfatizado como positivo durante a ida do governador Ricardo Coutinho a Brasília foi a audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. “Foi uma audiência extremamente importante, haja vista que foram discutidos pontos como a forma de gestão do Terminal Pesqueiro de Cabedelo. Isso foi muito importante, já que na próxima segunda-feira (23) receberemos uma comitiva do Ministério justamente para avançarmos ainda mais nesse ponto”, destacou João Azevedo.

 

Secom/PB