O Escritório Regional do IBAMA na Cidade de Sousa realizou nesta terça-feira (02) em fazendas da região, previamente cadastradas, a solturas de várias espécies de aves, tipo canários, golinhas, galo de campina, e entre outras.
Apreensão aconteceu pelo Batalhão Florestal do IBAMA, SUDEMA durante buscas a apreensões em feiras livres, e residências.
As aves eram em muitos casos colocados a vendas, usadas também em rinhas, comércio ilegal, o que caracteriza o crime ambiental.
Edilson Nóbrega, do Centro de Triagem de Animais do IBAMA de João Pessoa contou que as aves apreendidas são levadas ao Centro de Triagem, passa por uma readaptação, para então serem soltas no seu abitar natural.
O IBAMA em Sousa realizou a soltura de quase 600 aves de diversos tipos, pássaros canoros que foram introduzimos ao habitar natural durante a semana do meio ambiente.
As aves apreendidas todas são de atividades ilícitas, rinhas de canários, aonde eles eram submetidos aos maus tratos, e as aves não são anilados, ou seja, irregulares, os quais devem voltar a natureza.
Edilton Nóbrega explicou que atividade ilegal da comercialização de aves, para cada uma, representa multa de R$ 500 à 3.000 mil reais, dependendo da espécie, e ainda a pessoa é condenada a cumprimento de prisão.
Com Folhadosertao