O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) participou do Programa Ocupação da TV Câmara, que promoveu um debate ao vivo com o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) sobre a legalização das drogas. Durante o debate Efraim Filho enfatizou a sua postura contrária à legalização das drogas.
“Não podemos em nome da teórica redução de prisões, legalizar as drogas, criando um mercado pernóstico, onde o vício e a dependência será a mola propulsora desse comércio, não podemos esquecer o drama de milhares de famílias que lutam contra a dependência do crack, da maconha, da cocaína, da heroína, esse argumento da redução de prisões e da violência que envolve o tráfico é apenas a parte de um todo que envolve a segurança pública”.
Jean Wyllys tem um projeto de lei na Casa onde propõe a descriminalização da produção e comercialização da maconha, sob o argumento que isso enfraquecerá o tráfico. “Existem drogas lícitas e ilícitas. Temos, primeiro, que parar de usar o termo droga como se fossem apenas as ilícitas. É um jogo político que transforma a droga ilícita em lícita. Também precisamos distinguir uso de abuso”, disse.
Efraim Filho ainda ressaltou que o problema das drogas reside na falta de políticas públicas de prevenção e tratamento para dependentes. Já Wyllys destacou que é contra o tráfico de drogas ilícitas, porque quem consome sabe onde encontrar.
Com Parlamentopb