Na manhã desta quinta-feira (09) o deputado federal Manoel Junior (PMDB-PB) participou de audiência pública realizada pela Comissão externa destinada a acompanhar as ações dos governos federal, estadual e municipal no combate à seca no semiárido nordestino. O deputado paraibano é o relator da Comissão e apresentou um Plano de Trabalho a ser debatido pelos parlamentares.
O tema debatido hoje foi o abastecimento hídrico e a convivência com a seca, assunto sugerido por Manoel Junior em requerimento. O prefeito de Cumaru e tesoureiro da Associação de Municípios de Pernambuco (AMUPE), Eduardo Gonçalves Tabosa e o especialista em recursos hídricos da Superintendência de Regulação da Agência Nacional das Águas (ANA), Flávio José DCastro Filho foram convidados aos debate.
Tabosa afirmou que a preocupação com a qualidade da água cabe aos prefeitos e sugeriu a utilização de água subterrânea para combater a seca. Segundo Flávio Filho, pelo menos 56 municípios tem seus sistemas públicos de abastecimento de água em colapso.