A Paraíba perdeu 13.687 vgas de emprego formal no primeiro trimestre de 2015. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente no mês de junho, foram fechados 1.487 postos de trabalho em comparação com o total de trabalhadores com carteira assinada em maio.
Conforme o Caged, o resultado de junho deste ano é o pior verificado no mês na série histórica inicada em 2003. Em maio, já tinham sido fechados 2,1 mil postos de trabalho e o resultado também foi o pior para o mês.
De todos os setores da economia acompanhados, apenas comércio e agropecuária registram crescimento na quantidade de pessoas empregadas (117 e 110 novas vagas criadas, respectivamente).
Por outro lado, o pior resultado foi verificado na construção civil, com 1.110 postos de trabalho fechados, seguido da indústria da tranformação (361 vagas extintas) e de serviços (319 vagas a menos).
Acumulado dos últimos 12 meses
Apesar do resultado negativo nos seis primeiros meses de 2015, no acumulado dos últimos 12 meses, o saldo ainda é positivo, com 1.817 postos de trabalho criados em comparação com os 12 meses anteriores. Os dados fazem parte da série com ajustes, que incorpora as informações declaradas fora do prazo.
G1 PB