Paraíba

Vereador de CZ participa da 14ª Parada da Cidadania LGBT na capital

Presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Renan Palmeira, participa do evento na orla de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Vereador Jucinério Félix com o presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Renan Palmeira, participa do evento na orla de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O vereador cajazeirense, Jucinério Félix, participou da 14ª Parada da Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) de João Pessoa que aconteceu neste sábado (25) na orla da capital. A concentração para a marcha começou por volta das 16h, no Sesc Cabo Branco, e de acordo com a organização, o evento terminou por volta da meia noite. O Movimento do Espírito Lilás (MEL), um dos organizadores do evento, aguardava cerca de 30 mil pessoas presentes na parada e nos shows realizados no Busto de Tamandaré.

- PUBLICIDADE -

O tema do evento é ‘Respeito se aprende em casa e na escola’, e em clima de celebração, participantes fazem questão de lembrar da luta diária contra a homofobia, lesbofobia, transfobia e reivindicaram políticas públicas para redução da violência contra a população LGBT no estado.

O evento é organizado pelo Movimento Espírito Lilás (MEL), Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria (GMMQ), Movimento de Bissexuais (MOVBI) Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba (ASTRAPA) e tem apoio da Secretarias da Mulher e Diversidade Humana, Saúde e Segurança Pública. Cinco trios elétricos animam os participantes.

Cinco trios elétricos animam os participantes da 14ª Parada da Cidadania LGBT de João Pessoa; shows serão realizados no Busto de Tamandaré (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Cinco trios elétricos animam os participantes da 14ª Parada da Cidadania LGBT de João Pessoa; shows serão realizados no Busto de Tamandaré (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Na concentração do evento, a secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares e Roberto Maia da coordenadoria LGBT da Prefeitura de João Pessoa, abriram a 14ª edição da Parada da Cidadania LGBT da capital. A marcha saiu em direção ao Busto de Tamandaré, na divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, onde acontecem os shows e apresentações.  Entre as principais atrações deste ano estão Paula Becini, Jaina Elner e Banda, Brasis, DJ John Kennedy, DJ Kylt e DJ Marmaid.

Para Renan Palmeira, presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), o principal objetivo da ação é fazer um alerta à sociedade em relação ao respeito às diferenças. “O tema escolhido ‘Respeito se aprende em casa e na escola’, chama atenção da responsabilidade da educação no combate ao preconceito, como forma de produzimos uma cultura do respeito e da tolerância”, afirmou, salietando a importância da participação social nesse processo.

Violência
De acordo com o Relatório Anual de Assassinatos de Homossexuais no Brasil, produzido pelo Grupo Gay da Bahia, a Paraíba registrou o maior índice entre os estados do Nordeste de com 4,56 mortes violentas de homossexuais para cada 1 milhão de habitantes em 2014.

Segundo o relatório, foram 18 homossexuais assassinados ano passado, sendo que os transexuais são as vítimas mais frequentes, com nove mortes. Em números absolutos, a Paraíba só teve menos mortes que na Bahia e Pernambuco na região. O relatório ainda revela que a maior parte das vítimas tem entre 19 e 30 anos.

Grupo de maracatu realizou apresentações da dança na concentração do evento (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Grupo de maracatu realizou apresentações da dança na concentração do evento (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Redação com Do G1 PB

Deixe uma resposta