CulturaDestaque 2

Das 10 médias mais altas no Enem na PB, uma é de escola pública de Cajazeiras

A Paraíba possui apenas uma escola pública entre as instituições com as 10 maiores médias nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 no estado. Conforme o ranking elaborado pelo G1, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), vínculada a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está em nono lugar no ranking da Paraíba, e em 1.138º no ranking nacional. Em primeiro lugar no estado está o Centro Campinense de Educação LTDA (Colégio Motiva – Unidade Centro), de Campina Grande. Entre as escolas estaduais, a melhor colocada é o Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, em João Pessoa, que aparece na 54ª posição.

- PUBLICIDADE -

Os dados foram divulgados na quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). O relatório traz as médias dos alunos de 15.640 escolas em cada uma das quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) e também da redação. O cálculo aritmético feito pelo G1 considera apenas os exames objetivos.

CONSULTE A LISTA COMPLETA

O G1 tentou entrar em contato com o diretor do campus de Cajazeiras da UFCG, onde fica localizada a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, mas até a publicação desta reportagem, as ligações não foram atendidas. A escola obteve uma média de 598,69 nas provas objetivas, e de 646,94 na redação. De acordo com os dados do Inep, o índice de nível socioeconômico da escola é médio, e o indicador de permanência na escola é de 60% a 80%.

O diretor da unidade Centro do Colégio Motiva, Allyson Campina, analisou os dados divulgados pelo Inep e comentou sobre os resultados do colégio. “Nós temos uma consciência de que a formação dos alunos deve começar nas séries iniciais, e por isso capacitamos os professores para que eles ensinem sempre tendo como base a proposta que o Enem apresenta para a educação, voltada para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes”, disse.

Segundo Campina, o Colégio Motiva possui duas unidades. A unidade ‘Centro’, que é voltada para as séries do ensino médio, aparece em primeiro lugar no ranking estadual, com uma média de 642,78 nas provas objetivas e 755,51 na redação, e em 226º no ranking nacional. Já a unidade ‘Ambiental’, que possui séries do ensino fundamental e do ensino médio até o 2º ano, aparece em sexto lugar no top 10 da Paraíba, com média de 607,93.

Allyson explica que a escola já aparece como primeiro lugar na Paraíba pelo 10º ano consecutivo, e acredita que o desempenho tem a ver com a metodologia de ensino aliada a projetos multidisciplinares. “Um exemplo que temos é o ‘Cinema na Escola’, que existe desde a fundação do Motiva. A proposta é que qualquer professor, de qualquer discplina, escolhe um filme que esteja relacionado ao conteúdo que vai ser ministrado, leva os alunos até a sala de cinema e faz a aula com base no filme. Isso ajuda os alunos a compreender e a ter uma outra visão sobre os conteúdos ensinados”, disse.

O diretor comenta também sobre o indicador de permanência na escola, que segundo o Inep, aparece como sendo de 20% a 40%. “Como na nossa unidade só trabalhamos com as séries do ensino médio, é comum que os estudantes venham de outras escolas apenas para cursar estes três anos aqui. Também é muito alto o índice dos que vêm apenas para a série final, por isso que a permanência acaba sendo pequena se comparada com escolas que possuem o ensino fundamental e médio, por exemplo”, explicou Campina.

Escolas estaduais
A escola estadual melhor colocada na Paraíba no Enem 2014 foi o Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, que ficou na 54ª colocação no estado. A escola de João Pessoa obteve uma média de 536,83 nas provas objetivas. Já a média da redação foi 598,5. De acordo com a vice-diretora da instituição, Rosângela Carvalho, o sucesso do colégio se dá por conta da “fidelidade” dos alunos. O indicador de permanência da escola, segundo o Inep é de 60% a 80%.

“Um dos nossos diferenciais é exatamente o fato de termos um porcentual pequeno de saídas de nossos alunos. Normalmente, os estudantes começam e terminam os estudos conosco. Com isso, eles já chegam no Ensino Médio com uma boa base e um bom nível. Nem sempre os alunos que vêm de outra escola chegam aqui com um bom nível”, disse.

Apesar da escola ser estadual, ela tem uma característica que a difere das demais: uma cooperativa entre alguns pais de alunos. Rosângela explica como funciona a cooperativa. “A escola é 100% estadual, os alunos não pagam mensalidade. A cooperativa, que conta com pais de alguns alunos, funciona como um auxílio para alguns projetos que desenvolvemos e também outras ajudas”, explica. Um dos projetos desenvolvidos pela escola é o “Ande na faixa”, que funciona como uma espécie de reforço para alunos que têm dificuldade nas disciplinas de português e matemática.

Rosângela explicou ainda que a escola não cria turmas específicas para determinados alunos. Segundo ela, isso iria segregar. “A aprendizagem é um processo de trocas. Não podemos separar os alunos, até porque às vezes um aluno de um nível de rendimento mais baixo vendo seu amigo com um alto rendimento vai querer acompanhá-lo e isso faz subir o nível da turma por inteiro”, afirmou.

De acordo com o secretário de estado da Educação, Aléssio Trindade, este é o quarto ano consecutivo que a escola aparece como a melhor entre as escolas estaduais. Ele explica que o destaque se dá por causa do modelo de escola integral que visa fortalecer o protagonismo dos jovens com foco na aprendizagem e a relação com a cidadania e o trabalho.

Confira as 10 escolas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2014:

1º) Colégio Motiva – Centro (Campina Grande) – particular – média 642,78
2º) Colégio Motiva (João Pessoa) – particular – média 641,07
3º) Escola Virgem de Lourdes (Campina Grande) – particular – média 630,03
4º) Colégio Imaculada Conceição (Campina Grande) – particular – média 611,86
5º) Colégio e Curso Evolução (João Pessoa) – particular – média 608,54
6º) Colégio Motiva – Ambiental (Campina Grande) – particular – média 607,93
7°) Escola Internacional Cidade Viva (João Pessoa) – particular – média 605,61
8º) Colégio Marista Pio X (João Pessoa) – particular – média 603,55
9º) Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – federal – média 598,69
10º) Colégio Geo Tambaú (João Pessoa) – particular – média 598,07

Confira as 10 escolas públicas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2014:

1º) Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – federal – média 598,69
2º) IFPB, campus de João Pessoa – federal – média 597,95
3º) IFPB, campus de Campina Grande – federal – média 575,58
4º) IFPB, campus de Patos – federal – média 565,55
5º) IFPB, campus de Guarabira – federal – média 538,83
6º) Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (João Pessoa) – estadual – média 536,83
7º) IFPB, campus de Cajazeiras – federal – média 535,99
8º) IFPB, campus de Picuí – federal – média 532,85
9º) IFPB, campus de Princesa Isabel – federal – média 528,33
10º) IFPB, campus de Monteiro – federal – média 527,03

Do G1 PB

Deixe uma resposta