Foi sepultada no fim da tarde deste sábado (22), no cemitério de São José de Piranhas, região do Alto Sertão do estado, Leodegária Cavalcanti, de 115 anos, considerada a pessoa mais velha da Paraíba. Dona Leó morreu na noite dessa sexta-feira, em Cajazeiras.
Nascida em novembro de 1899, ainda no século XIX, em São José de Piranhas “Dona Leó”, como era carinhosamente apelidada, por pouco não assumiu o posto de pessoa mais velha do mundo, que hoje é ocupado por uma mulher de 116 anos.
Apesar da idade, ela até bem pouco tempo era lúcida e sempre gostava de ir à missa aos domingos, como mostra a foto. Morou em João Pessoa e nos últimos três anos residia na casa de parentes na Terra do Padre Rolim.
Personagem de várias reportagens na imprensa estadual, ela adorava conversar. Até pouco tempo atrás ela adorava cantarolar cantigas que embalaram a sua adolescência. Apesar de ter sido noiva, ela nunca casou, mas, possuía uma família numerosa com quase 60 sobrinhos. Umas das histórias contadas por Dona Leó foi se esconder do bando de Lampião em um matagal, no sítio onde morava.
Mesmo sem ter filhos, Leodegária era muito querida e bem tratada pelos familiares e admirada por todos que a viam.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo