Aprovados na PM e Bombeiros pedem apoio a mais de 40 câmaras municipais para serem convocados
Cerca de 800 pessoas classificadas no último concurso público para soldado da Polícia Militar e Bombeiro Militar da Paraíba, realizado em agosto de 2014, estão buscando apoio das Câmaras Municipais do estado, para que, de alguma forma, possam convencer o governo do estado a convocar o contingente a ingressar nas corporações.
Eles passaram pelas quatro etapas do concurso – provas objetivas, exames de saúde, testes físicos e avaliação psicológica – e agora pleiteiam a quinta e última fase do certame, que é o curso de formação, período de treinamento nos batalhões do estado.
Para isso, os classificados elaboraram um documento relatando todo o processo do concurso, além de apresentar dados sobre o efetivo policial atual na Paraíba. De acordo com a comissão do grupo, a lei 87/2008 prevê um efetivo de 17.933 policiais militares, mas o quadro atual é de menos de 10 mil servidores na corporação.
Já a lei complementar 8443/2007 determina o efetivo do Corpo de Bombeiros, que deveria ter 1.360 soldados, número bem maior do que os atuais 349, conforme dados enviados pelos concursados.
No documento encaminhado aos vereadores, os classificados reconhecem os avanços estruturais na Segurança Pública da Paraíba, mas afirmam que o contingente policial ainda está muito aquém do necessário.
Além das câmaras municipais, os classificados pretendem reforçar o pedido de apoio na Assembleia Legislativa e em outros segmentos da sociedade paraibana.
Paraíba em QAP