O fortalecimento da apicultura no Sertão paraibano será discutido durante a 8ª Festa do Mel, que será realizada sexta-feira (6) e sábado (7), no povoado de Lagoinha, município de Água Branca. O evento, promovido por cerca de 200 agricultores familiares da cidade, terá oficinas, cursos, exposição, feira da agricultura familiar e discussão sobre o semiárido. A estimativa é que oito mil pessoas participem do evento.
O Sebrae Paraíba vai promover cursos e palestras durante o evento com base na metodologia Sebrae no campo. Estão programadas ainda a oficina de “Produção de blocos multinutricionais”, utilizados como suplemento da ração animal em período de longa estiagem, e debates sobre alternativas de convivência com o semiárido, criação de pequenos animais e a produção de suporte forrageiro.
“A proposta do evento é promover o segmento de apicultura no Sertão da Paraíba com a realização de capacitações e exposição, além de outras ações de estímulo à comercialização e divulgação de produtos”, disse o gestor do evento e analista técnico do Sebrae em Patos, Ferdinando Felix
Aos agricultores familiares interessados, serão disponibilizadas propostas de crédito rural Pronaf (BNB) e palestra sobre o acesso a políticas públicas voltadas à agricultura familiar. A Festa do Mel conta ainda com gincana cultural, corrida de jegue, exposição de produtos apícolas, escolha do jegue mais bonito, Encontro Regional de Poetas, escolha da Garota Mel, apresentações culturais e torneio de futebol.
O evento é uma realização da Associação dos Criadores de Abelhas e Agricultores Familiares de Água Branca e região, contando com a parceria do Sebrae Paraíba, Emater Paraíba e prefeituras municipais de Água Branca e Imaculada.