Brasil

Meta 3N da transposição na região tem quase 90% de execução física

obraAs obras da transposição do Rio São Francisco na chamada Meta 3N do eixo norte apresentam 89,2% de execução física, segundo dados do Ministério da Integração Nacional referentes ao mês de setembro. É o segundo trecho mais avançado, ficando atrás apenas da Meta Piloto, com 16 quilômetros.

- PUBLICIDADE -

Com 81 quilômetros, a Meta 3N estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). Este trecho passa pelos municípios de Brejo Santo (CE), Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB), São José de Piranhas (PB) e Cajazeiras (PB). Na terra do Padre Rolim a obra atualmente se limita apenas até a barragem do Bartolomeu.

A obra emprega gente de várias cidades da microrregião do Alto Piranhas, Cariri cearense e vários lugares do país. Até poucos dias, pelo menos 12 ônibus da empresa Águia na cidade de São José de Piranhas e 6 em Monte Horebe transportavam operários para o complexo de obra do São Francisco, gerando emprego e aquecendo a economia nas cidades da região.

Andamento das Obras

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco apresentam 79,7% de execução física, sendo o Eixo Norte com 81% e o Eixo Leste com 77,8%. (Dados referentes ao mês de setembro/15)

Para aperfeiçoar o gerenciamento, o Ministério da Integração Nacional implantou, em 2011, um novo planejamento, com outro modelo de monitoramento, licitação e contratação para os seis trechos de obras (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L).

Todas as Metas de Execução (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L) estão em atividades e são compostas pelos antigos 16 lotes de obras. Os dois Canais de Aproximação do Eixo Norte e Leste já estão concluídos.

META 1L – Meta Piloto (16 quilômetros): Compreende a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias, ambos em Floresta (PE). A Meta 1L apresenta 97,8% de conclusão.  As obras estão localizadas em Floresta (PE).
META 2L – (167  quilômetros): Inicia na saída do reservatório Areias, em Floresta (PE), e segue até o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE). A Meta 2L apresenta 80,2% de execução física. As obras passam pelos municípios de Floresta (PE), Custódia (PE) e Betânia (PE).
META 3L – (34 quilômetros): Este trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro (PB). A Meta 3L apresenta 51,3% de execução física. As obras passam pelos municípios de Custódia (PE), Sertânia (PE) e Monteiro (PB).
META 1N – (140 quilômetros): Vai da captação do Rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE).  A Meta 1N apresenta 80,9% de execução físca.  As obras passam pelos municípios de Cabrobó (PE), Terra Nova (PE), Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e Penaforte (CE).
META 2N – (39  quilômetros): Começa no reservatório Jati, no município de Jati (CE), e termina no reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE). A Meta 2N apresenta 65,2% de execução física. Este trecho passa pelos municípios de Jati, Brejo Santo e Mauriti, no estado do Ceará.
META 3N – (81 quilômetros): Estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). A Meta 3N apresenta 89,2% de execução física. Este trecho passa pelos municípios de Brejo Santo (CE), Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB), São José de Piranhas (PB) e Cajazeiras (PB).

Radar Sertanejo com Ministério da Integração

Deixe uma resposta