Paraíba

Agricultores iniciam plantio no Sertão

a plantaçãoMotivados pelas primeiras chuvadas que estão caindo no semiárido, quase em todo o Sertão nordestino, os agricultores já começaram a plantar as sementes esperançosos por um bom inverno. No município de Cajazeiras foi onde primeiro choveu e já existe roçado de feijão, milho e arroz já nascido.

- PUBLICIDADE -

Em outras localidades como São José de Piranhas, Serra Grande e Carrapateira, mesmo com as precipitações ainda poucas, grande parte dos lavradores não quis esperar por chuvas mais ‘pesadas’ e semearam na esperança de uma boa colheita.

Mesmo com chuvas leves, a paisagem já começou a mudar na região. O que era mato seco aos poucos estão dando lugar a uma vegetação verde e viçosa, para a alegria do sertanejo.

Apesar das chuvas contínuas nesses últimos dias, ainda não acumulou água nos reservatórios e muitas cidades amargam a falta de água. Na maior cidade do Vale do Piancó, Itaporanga, a Cagepa já anunciou a data para desligar o motor que faz a captação da água por conta do reservatório que vai entrar em colapso. Se não chover para acumular água no açude até o dia 1º de fevereiro, a população vai ficar sem o precioso líquido.

A verdade é que mesmo com os pequenos índices pluviométricos registrados no Sertão, a preocupação por conta da água para o consumo humano permanece a mesma.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta