A propagação do Zika Vírus e sua possível associação com a Microcefalia preocupa o Estado da Paraíba vira grande pauta Internacional.
Entenda
A crescente disseminação do Zika vírus no Brasil tem ganhado força desde o ano passado (2015) e virou assunto na última segunda-feira em reunião da OMS (Organização Mundial da saúde), que solicitou apoio de uma coordenação mundial no combate à proliferação do vírus.
Na Paraíba
O crescimento do número de casos de Microcefalia possivelmente associados ao Zika vírus na Paraíba é motivo de emergência no Estado. A Paraíba já acumula o terceiro maior número de municípios com casos diagnosticados com microcefalia supostamente relacionados ao Zika Vírus do Brasil (24 municípios) , atrás apenas dos estados de Pernambuco com 56, Rio Grande do Norte com 31. Dados atualizados do Ministério da Saúde.
Além de outras cidades do sertão paraibano, já foram registrados casos de microcefalia nas cidades de Sousa e Cajazeiras, nenhum em São José de Piranhas.
Internacional:
O decreto do “Estado de emergência”, ocorreu nessa segunda feira (01/02/2016) embasada em uma recomendação feita pelo Comitê de emergência da OMS, fundamentada em dados estatísticos de países como o Brasil e os Estados Unidos. O prazo de seis meses para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro podem ter sido um fator importante na tomada da decisão.
Por Lucas Santos
Radar Sertanejo