A Prefeitura de São José de Piranhas, por meio da secretaria de saúde e a sociedade civil organizada, promovem nesta quinta-feira |(18), uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A intenção é alertar a população piranhense sobre a necessidade de fazer uma faxina geral em casa para eliminar os potenciais criadouros do mosquito. A mobilização vai contar com a parceria de vários órgãos, a exemplo de escolas, correios, rádios Terra Nova e Jatobá FM, Radar Sertanejo e pessoas interessadas no assunto.
O evento vai começar pela manhã, o local de concentração é em frente à Prefeitura. Serão realizadas ações educativas e mutirões de limpeza s em diversos bairros da cidade e um um check-list com informações sobre os principais locais e objetos que devem ser inspecionados. O objetivo é mostrar ao cidadão que o mosquito geralmente deposita seus ovos onde encontra água parada, condição ideal para a reprodução.
“Muita gente lembra dos vasos e pratos de plantas, dos pneus, do lixo reciclável, mas esquece de verificar outros locais que também oferecem risco, como calhas entupidas, bromélias e bandejas externas de geladeira”, alerta um dos coordenadores do evento, Jorge Maquieira.
Alex Gonçalves
Radar Sertanejo