O açude São Gonçalo, na cidade de Sousa, a 438 km de João Pessoa, teve o volume de água aumentado em 10 vezes, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) nesta quinta-feira (24). O reservatório é responsável por abastecer a região de Sousa e teve grande recarga após as chuvas recentes verificadas na localidade.
A alta no volume é decorrente da grande quantidade de água no Rio Piranhas, que deságua não só no São Gonçalo, que saiu de 2,7% para 27% da capacidade, mas também no Engenheiro Ávidos e na Lagoa do Arroz. Os dois últimos abastecem cidades da região de Cajazeiras e operam agora com 6,6% e 12,5% da capacidade, respectivamente. Esses estavam quase secos.
“Temos que continuar economizando água. Vamos aguardar que o reservatório aumente mais o seu volume para começarmos a pensar em pelo menos reduzir o racionamento”, informou ao Correio Online o gerente regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), em Cajazeiras, Cleudismar Alexandre.
De acordo com previsão da Climatempo, as temperaturas ficam entre 23ºC e 35ºC no Sertão da Paraíba, com índice de radiação solar extrema e sem chuvas, nesta quinta-feira (24).
Já para a região de Campina Grande, a Climatempo indica variação entre 22ºC e 32ºC nos termômetros, com possibilidade de chuvas à tarde ou à noite, nesta quinta. A cidade continua com problemas no abastecimento. O açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, está com 10,8% da capacidade.
No Litoral da Paraíba, a previsão da Climatempo mostra que a temperatura pode ficar entre 25ºC e 35ºC nesta quinta (24), com possibilidades de chuva à tarde e à noite.
Portal Correio