Destaque 2Policial

Justiça determina exumação do cabo PM Heide, que morreu em treinamento do Gate

Cabo foi internado após ter passado mal durante corridaO juiz Antônio Carneiro de Paiva Junior determinou, no final da tarde desta sexta-feira (1º), que a Polícia Civil realize, num prazo de 48 horas, a exumação do corpo do cabo da Polícia Militar Heide Carlos Gomes. Ele morreu na noite da última terça-feira (29), após passar mal durante um treinamento do curso de formação do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

- PUBLICIDADE -

O delegado geral da Polícia Civil, João Alves, informou que a exumação, sob a responsabilidade da Delegacia de Homicídios da Capital será feita na segunda-feira (4), por peritos do Departamento de Medicina Legal (DML). A exumação foi pedida pela família do cabo.

Caso a determinação seja descumprida, a Justiça vai aplicar multa diária no valor de R$ 1 mil, sem prejuízo da responsabilização de crime de desobediência.

Conforme o major Otávio Ferreira, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar da Paraíba, corporação responsável pelo curso de formação do Gate, o cabo Heide passou mal após uma corrida de quatro quilômetros pela BR-230, entre a sede da cavalaria da PM, no bairro do Cristo Redentor, e a sede do Gate, no Jardim Veneza, ambos em João Pessoa, na manhã de segunda-feira (28.

De acordo com o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, para onde o cabo foi socorrido, ele teve uma paralisia nos rins, que acabou gerando uma parada cardiorespiratória. O cabo chegou a ser reanimado pelos médicos e encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas acabou tendo uma segunda parada cardiorespiratória e não resistiu.

O corpo do cabo foi enterrado na quarta-feira (30), no cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, em João Pessoa.

No despacho, o juiz salienta que há indícios de grave risco aos participantes do curso, com necessidade de se regular a integridade dos participantes e a regularidade da capacitação.

O juiz Antônio Carneiro ainda determinou a suspensão das atividades práticas do curso. O delegado João Alves disse que o curso já estava com suas atividades suspensas.

Portal Correio

Deixe uma resposta