O governador Ricardo Coutinho participou, neste domingo (3), no Conselho Regional de Medicina (CRM), em João Pessoa, da solenidade que marcou o início da 4ª edição da Caravana do Coração, que realiza um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias. A ação é fruto de uma parceria entre a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), criada em 2011 pelo Governo do Estado e a ONG Círculo do Coração de Pernambuco.
Durante a solenidade, Ricardo fez a entrega de um veículo com gerador próprio e equipamentos para serem utilizados na Caravana do Coração. Ele ainda lembrou que o Governo do Estado investe cerca de R$ 6 milhões anuais no projeto. “A Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba é toda bancada com recursos estaduais, investimos muito nessa ação que visa salvar vidas. Ao assumir o Governo do Estado, tinha a noção das dificuldades na área de cardiologia pediátrica. Tínhamos que encaminhar pacientes para outros estados com custo alto. Diante dos problemas, buscamos soluções e tivemos um feliz encontro com o Círculo do Coração. Criamos em seguida a Rede de Cardiologia Pediátrica e a Caravana do Coração, que vem mudando completamente a realidade da assistência em cardiologia pediátrica no Estado”, afirmou.
O governador ainda agradeceu a dedicação e empenho de todos que compõem a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba. “Já estamos no quinto ano da nossa Rede e nesse período tivemos mais de 500 cirurgias realizadas. Isso representa vidas salvas. Agradeço a todos que se engajaram nessa ação e sinto orgulho por fazer parte desse programa que se tornou essencial para a Paraíba. Agregamos este ano a assistência a microcefalia e temos o apoio da Cruz Vermelha, o que mostra que estamos evoluindo e que a caravana vai continuar a crescer”, concluiu.
A secretária de Saúde, Roberta Abath, destacou que a quarta edição da Caravana do Coração possui um formato mais amplo de atendimento. “Esta caravana está maior e melhor. Teremos um acolhimento integral a crianças e gestantes no tocante à cardiologia e microcefalia, como também no âmbito da saúde geral, como atendimento bucal, nutrição e toda promoção à saúde estão incluídas na Caravana. Contamos com o apoio de outros quatro países e os feitos serão transmitidos para um simpósio que ocorrerá no Japão. Este é o legado desta gestão, ultrapassar as fronteiras do que é feito a âmbito estadual e deixar um modelo que pode ser exemplo no mundo”, frisou.
Roberta ainda ressaltou a parceria da Federação da Cruz Vermelha com o Governo do Estado no apoio à Caravana do Coração. “Foi aprovado um convênio de cooperação técnica com a Cruz Vermelha que, pela primeira vez, trará voluntários para ajudar a nossa caravana. Essa é uma parceria muito bem-vinda que só tem a somar nesta missão”, observou.
A Caravana deste ano pretende abranger cerca de 1.300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes em diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.
“É uma satisfação poder abrir mais uma edição desta Caravana. Nos primeiros anos trabalhamos com cerca de 40 pessoas, este ano temos mais de 90 voluntários, o que mostra a evolução do nosso trabalho. Também é muito gratificante dizer que no momento, a maioria dos participantes da caravana é composta por paraibanos, que acreditaram nessa ação, antes tínhamos mais pernambucanos. Hoje temos a adesão de profissionais de Portugal, Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Durante as duas semanas de trabalho, a nossa equipe será dividida em times que farão atendimentos específicos aos pacientes. Na Caravana do Coração todas as pessoas são tratadas de forma igualitária e estão lá para trabalhar pela saúde da sociedade”, observou a coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Sandra Mattos.
O estudante de medicina Alexandre Targino será voluntário da caravana pela segunda vez e frisou a importância desta ação. “Participei em 2015 e volto porque é uma atividade muito prazerosa. São 15 dias de esforço e trabalho, mas as dificuldades são superadas porque o sentimento de gratidão supera tudo. É uma alegria me dedicar mais uma vez a esta caravana e sempre que puder estarei pronto para ajudar”, disse.
Esta edição da Caravana do Coração será realizada de 4 a 17 de julho, em 13 municípios paraibanos: Monteiro (4), Princesa (5), Itaporanga (6), Cajazeiras (7), Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).